Obra de lago artificial já rendeu multas que somam mais de R$ 16 milhões para Neymar
O jogador Neymar foi multado em mais de R$ 16 milhões pela obra de um lago artificial em sua mansão em Mangaratiba, no Rio de Janeiro.
A decisão da procuradora-geral do município, Juraciara Souza Mendes da Silva entende que houve instalação de atividades sem o devido instrumento de controle ambiental, segundo reportado pelo g1.
A obra também envolveu movimentação de terra e supressão de vegetação sem autorização, segundo a decisão.
Neymar também foi multado por entrado no lago quando ele estava embargado. Fotos do jogador no local, mesmo após a interdição da obra, repercutiram nas redes sociais.
As multas foram aplicadas após a procuradora receber o relatório de vistoria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da obra, realizada em 22 de junho.
LAGOA É ALVO DE DENÚNCIAS
A construção de uma lagoa artificial de 10 mil metros quadrados foi interditada após denúncias pela Secretaria do Meio Ambiente de Mangaratiba. O lago seria inaugurado 23 de junho, com previsão de dez dias de obras. O projeto é resultado de uma espécie de desafio proposto pela Genesis Experience, que registrou todas as etapas nas redes sociais da empresa, Gênesis Ecossistemas.
De acordo com equipes da prefeitura de Mangaratiba, a construção do lago causou sete infrações ambientais:
- Desvio de curso de água;
- Captação de água de rio sem autorização;
- Captação de água para lago artificial;
- Terraplanagem;
- Escavação;
- Movimentação de pedras e rochas sem autorização;
- Uso de areia de praia sem autorização ambiental.
Fonte: Portal Diário do Nordeste (www.diariodonordeste.verdemares.com.br)