Eleição para PGJ de Alagoas marcará novo embate entre Lira e Calheiros

03 de julho de 2023 às 13:06
Política

Foto: Reprodução Hugo Barreto/Igo Estrela

Por redação 

Foi iniciado o último semestre da segunda gestão do procurador Márcio Roberto Tenório de Albuquerque como procurador-geral de Justiça. A eleição para o comando do Ministério Público Estadual de Alagoas (MP) deverá marcar um novo embate entre as principais forças políticas do Estado, representadas por Arthur Lira (Progressistas) e Renan Calheiros (MDB). 

No pleito passado, o então governador Renan Filho (MDB) quebrou a tradição de indicar o mais votado da lista tríplice escolhida pelos membros do MP. À época, os mais votados foram Marcus Rômulo Maia de Mello (94 votos), Márcio Roberto (77 votos) e Eduardo Tavares (62 votos). Ao todo, seis candidatos disputaram a preferência de votos. Participaram da eleição 161 promotores e procuradores de justiça.

Embora a escolha final seja do governador Paulo Dantas (MDB), a expectativa é que Calheiros e Lira indiquem seus candidatos para a vaga a ser deixada por Márcio Roberto. “Nós esperamos que o novo governador não contrarie a escolha dos promotores e procuradores como fez Renan Filho, num total ato de desrespeito e autoritarismo”, destacou um membro do MP que obrou em não se identificar. 

Ainda não há definições de nomes que possam concorrer ao cargo. Através das redes sociais, Márcio Roberto fez uma prestação de contas da sua gestão e garantiu que, “a luta institucional cotidiana nesta reta final já iníciou, seguirei cumprindo minhas missões tal qual o fiz no primeiro dia de gestão, todas devidamente pensadas e programadas”.