Miguel, 8 anos, que nasceu sem braços e sem pernas ganha cadeira especial e joga bola com amigos em Fortaleza

27 de junho de 2023 às 07:56
Paixão Sem Limites

Foto: Paulo Uchoa/Arquivo pessoal

O pequeno Miguel Gomes, 8 anos, vive o melhor momento da sua vida. A criança do Bairro Jangurussu, em Fortaleza, nasceu sem os membros superiores e inferiores. Isso não o fez ficar longe de sua paixão, o futebol.  

Após sua história ser compartilhada, a criança ganhou uma cadeira especial que lhe permitiu participar melhor das atividades esportivas diárias.

"Quando ele nasceu já foi sem os membros superiores e inferiores. E menos de um ano, o Miguelzinho ia para o campo comigo. Ele sempre gostou de bola, e eu levava ele. Eu colocava ele para fazer a mesma coisa que os outros meninos, dentro de suas limitações, é claro. E hoje ele cresceu e é doido por futebol", relata o treinador de Miguel, Paulo Uchôa, de 54 anos.

Miguel ganhou duas cadeiras, uma delas do zagueiro Titi, do Fortaleza, time de paixão do pequeno. Ele também já homenageado pelo clube diversas vezes e já entrou em campo acompanhados dos atletas.

Com a cadeira especial guiada por comandos elétricos, ele passou a ter mais mobilidade e ganhou mais independência, permitindo inclusive que ele jogue bola com os colegas.

Projeto Meninos de Deus

 O pequeno Miguel faz parte do Projeto Meninos de Deus, que desde 2006 trabalha com crianças e adolescentes de Fortaleza. O projeto nasceu após o aumento da criminalidade na região.

"E esse projeto foi fundado devido a uma grande epidemia que hoje é a criminalidade. Entre 2006 e 2008, cerca de 36 jovens e adolescentes foram executados na comunidade Finomena e tivemos essa ideia de fundar e hoje é um instituto. Atua com 400 crianças e adolescentes."

Ídolos no Brasil e Alemanha

O sonho Miguelzinho é ser zagueiro de futebol. Ele tem dois ídolos na posição: o zagueiro Titi, atualmente no Fortaleza; e ninguém mais ninguém menos que Jérôme Boateng, alemão, que atua no Lyon, da Fança.

Miguel joga no campinho do projeto duas vezes por semana. Querido por todos, ele é a festa das crianças e jovens que comparecem ao local. Miguel joga e ainda escolhe quem deve jogar, segundo o treinador.

"Todo mundo espera ele chegar. Alegria do treino e todos o amam. Miguelzinho manda mesmo. Ele escolhe quem vai jogar. Ele é uma ser divino."

Fonte: Portal G1 (www.g1.globo.com)