Obras de contenção de encostas avançam e levam alívio e segurança para moradores de áreas de risco
A Prefeitura de Maceió vem intensificando os investimentos em obras de contenção de encostas, que garantem mais segurança e proteção nos períodos chuvosos, para as famílias que moram próximo a áreas de risco. Já são mais de R$ 150 milhões que serão investidos neste tipo de serviço.
O principal objetivo é levar uma contenção definitiva para a população que reside em regiões com risco de escorregamento de encostas. Para isso, atualmente, estão sendo realizados serviços de infraestrutura em cinco pontos da capital: Tabuleiro do Martins, Bebedouro, Vale do Reginaldo, Benedito Bentes e Jacintinho.
Além disso, outras quatro obras estão previstas para a ladeira do bairro Fernão Velho, o mirante São Rafael, na Mangabeiras; conjunto João Sampaio, no Jardim Petrópolis; e para a rua da Gazeta, no Centro.
Na Morada dos Palmares, no Tabuleiro do Martins, a obra está a todo vapor, com um percentual de execução de 75% no avanço dos serviços. Com as fortes chuvas dos últimos dias, já é possível perceber os benefícios da execução no local, onde já foram instaladas as tecnologias de geomantas e solo grampeados, que não foram alteradas com o alto volume de água.
Djhon Waslley Leite é morador da Travessa Campo Alegre, no Reginaldo, há cinco anos. Ele relata ter se sentido aliviado ao ver o início das obras de contenção de encostas no local onde mora com a esposa e filhos. “Antes dessa obra, quando a chuva caía, a gente não dormia e sentia muito medo. Com a notícia de que o serviço aqui iria ter início, a gente sentiu alívio”, disse.
Ele conta, ainda, que seus sogros, que moram no local há décadas, já estavam conformados dos riscos que a encosta representava para quem vive na comunidade. “Eles já estavam praticamente certos de que a qualquer momento ia desabar, mas agora estão mais felizes com o andamento da obra, se sentindo mais seguros”, afirmou Waslley.
O prefeito de Maceió, JHC, destaca a importância de levar o sentimento de segurança a essas famílias que enfrentavam o medo e a incerteza por tanto tempo. “Sabemos que muitas famílias vivem em locais onde há risco, ainda mais no período de chuvas, onde esse risco se torna ainda mais eminente. Então, estamos fazendo essas obras de contenção de encostas que trazem segurança para essas famílias”, afirmou.
Fonte: Ascom Seminfra