Espaço Flexal leva serviços da Prefeitura de Maceió para mais perto da população
Por Secom Maceió
A Prefeitura de Maceió já começou a atender no Espaço Flexal, no bairro de Bebedouro, a população daquela região, que ficou isolada por conta do afundamento de solo de bairros vizinhos. Secretarias municipais estão com equipes montadas para levar serviços como inscrição e atualização do Cadastro Único, cadastro de currículos e confecção da ID Jovem.
No local, que fica próximo ao trilho do trem, no Flexal de Baixo, foi montado um espaço com recepção, salas climatizadas e banheiros, para receber os interessados. O funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 14h.
Estão presentes a Secretaria do Trabalho, por meio do Sine, a Secretaria da Juventude, a Secretaria de Desenvolvimento Social, com o Cadastro Único, e a Defesa Civil.
De acordo com a cadastradora Morana Oliveira, a presença do Sine no Flexal proporciona maior facilidade de deslocamento para quem está interessado em se cadastrar para uma vaga de trabalho ou elaborar o currículo.
A partir dos 14 anos, já é possível ter registro no Sine para concorrer a uma vaga como jovem aprendiz. Para ser cadastrado, é preciso levar documento de identidade, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, histórico escolar (para a elaboração do currículo, caso não possua), e-mail e telefone para contato.
Para o Cadastro Único, é preciso levar: comprovante de residência; carteira de identidade; CPF; título de eleitor; carteira de trabalho; contracheque (caso possua); certidão de casamento ou divórcio (dos adultos), certidão de óbito (do integrante falecido); no caso das crianças de 0 a 7 anos, levar certidão de nascimento, cartão de vacina e declaração da escola dos menores com idade entre 6 e 17 anos.
Além desses serviços, o Espaço Flexal conta com a presença da Defesa Civil para prestar informações à comunidade e, todas as sextas, com a presença da Secretaria da Juventude, que faz a confecção da ID Jovem, documento que garante meia-entrada em eventos e gratuidade no transporte interestadual.
“A população dos Flexais infelizmente foi excluída da sociedade pelo desastre ambiental ocorrido na região, então a gente precisa trazer os serviços da prefeitura, para acolher a população em vulnerabilidade e tentar diminuir o dano causado a eles. Temos uma prefeitura que acolhe, o prefeito JHC tem um olhar humano para as pessoas em vulnerabilidade. Por isso, é muito importante que as pessoas venham, e elas serão muito bem acolhidas”, destacou o secretário da Juventude, Caio Bebeto.