Deputados põem fim na novela do concurso dos cartórios em Alagoas
Por Berg Morais
Não há mais o que fazer. Essa é a resposta que deputados estão dando a alguns remanescentes de cartórios em Alagoas que sonham com a não realização do concurso público para as serventias marcado ainda para este ano.
Isso porque durante muitos anos, os parlamentares atuais e até outros, que nem estão em exercício, abriam as portas dos gabinetes para atender representantes da categoria para aprovar a chamada PEC dos Cartórios.
A Proposta de Emenda à Constituição 471/05 para efetivar os responsáveis e substitutos que assumiram cartórios sem concurso público após a Constituição de 1988 cria essa exigência para o ingresso na atividade. A matéria chegou a ser votada em primeiro turno em 2015, mas disso não passou.
Os deputados federais alagoanos na época eram até entusiastas, mas a maioria na Casa não, e nem o CNJ que foi determinando concursos em todo o país. Alagoas é o único Estado que ainda não o realizou.
Ninguém vai entrar em uma guerra já vencida, muito menos com o CNJ. Nem o Judiciário alagoano comenta mais sobre o tema.
São 200 vagas e as inscrições seguem até julho.