Guilherme Lopes estaria usando Sesau como “cabide de empregos” para eleitores de Penedo
Por Berg Morais
Já não é mais segredo que o secretário executivo da secretaria estadual de Saúde (Sesau), Guilherme Lopes, está usando o cargo para beneficiar eleitores do município de Penedo, onde seu pai, Ronaldo Lopes (MDB), é prefeito e candidato à reeleição. A informação tem repercutido entre políticos que estão enciumados com as vantagens do aliado do governador Paulo Dantas (MDB).
Servidores da pasta, que preferiram não se identificar temendo represálias, informaram ao Portal AL 102 que a situação está “escancarada”. “Ele é muito poderoso aqui [na Sesau], e já não disfarça as nomeações que tem feito para beneficiar pessoas que moram em Penedo. Claramente, ele está usando a estrutura do Estado em troca de apoio político para 2024”, diz o denunciante.
Através das redes sociais, Guilherme Lopes faz questão de mostrar que comanda a parte política da Sesau, recebendo e atendendo demandas de autoridades estaduais e municipais. Ele tirou, em parte, a função do titular da pasta, Gustavo Pontes de Miranda, de receber gestores públicos, vereadores e até deputados estaduais.
O presidente da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), Marcelo Victor (MDB), revelou aos mais próximos que não concorda com o poder que foi dado à Guilherme Lopes. Principalmente, pelo fato de o deputado estadual ter como aliado o secretário estadual de Educação e adversário político da família Lopes, Március Beltrão (PSB).
Március ensaia candidatura do irmão, Marquinhos Beltrão, à prefeito de Penedo. Ele deverá ter o apoio incondicional do presidente da Casa de Tavares Bastos e prefeitos de municípios do litoral Sul, como Coruripe, Feliz Deserto, Jequiá da Praia e Piaçabuçu.