Vereador denuncia cobrança indevida de taxa de remanejamento da BRK em Maceió
Por Berg Morais
O vereador João Catunda (Progressistas) usou as redes sociais, neste final de semana, para denunciar a cobrança indevida, por parte da BRK Ambiental, de uma taxa de remanejamento aos usuários dos serviços de fornecimento de água na Capital. O valor de R$ 37,00 está sendo cobrado para troca ou reparo do hidrômetro.
Segundo o parlamentar, o serviço cobrado é para revisão ou troca do hidrômetro. No entanto, quando o débito é questionado, o valor é retirado. Em sua publicação, Catunda ainda destacou uma fala do presidente da concessionária em Alagoas, Herbert Dantas, de que os custos seriam da BRK.
“A população não suporta mais as cobranças indevidas e sem justificativa! Como é possível existir uma taxa que, ao ser questionada, é removida? Essa informação não é divulgada e, ao pesquisarmos, é difícil encontrar detalhes sobre essa taxa. Exigimos uma explicação, vocês vão ter que dar!”, escreveu o vereador.
Internautas usaram a publicação de João Catunda para informarem outras ações caracterizadas como ilegais. “Aqui cobraram quase 400 reais pra trocar o hidrômetro de lugar e colocar na parte externa. Isso porque agora, eles não querem mais tocar a campanhia pra pedirem pra ler o hidrômetro. E ainda ameaçaram de cortar a agua porque não conseguiram ler 3x consecutivas, alegando que impedimos o acesso deles ao medidor que estava no mesmo lugar há 30 anos”, disse Raphael Carnaúba.
Já Renato Bezerra destacou que o valor de R$ 37,00 dividido em 10 parcelas “é uma pequena taxa, é um vai que cola, um pequeno assalto, são 6 dias de pão de uma família de 4 pessoas”.