Palestra orienta estudantes sobre combate à exploração do trabalho infantil
Para marcar a passagem do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, um total de 150 alunos das escolas da rede pública de Maceió, Pompeu Sarmento (Barro Duro) e Zumbi dos Palmares (Clima Bom) participaram, nessa segunda-feira (12), de uma palestra no auditório da Escola de Magistratura de Alagoas.
Os alunos que fazem parte do 9º ano do Ensino Fundamental foram escolhidos para ressaltar a importância da permanência escolar e a continuidade do aprendizado, pois em alguns meses, eles passarão a integrar uma nova modalidade educacional, quando avançarem para o Ensino Médio.
Segundo a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Pompeu Sarmento, Rita de Cássia, a palestra reforçou diálogos que já ocorrem em sala de aula. “Esse momento vem ressaltar os direitos e deveres dos estudantes. Conversamos em sala de aula e vale sempre reforçar que o conhecimento edifica e gera novos horizontes”, disse.
A estudante do 9º ano da escola Pompeu Sarmento, Ane Caroline, ressaltou como a iniciativa vai colaborar com a sua aprendizagem. “Vim com o intuito de aprender e pesquisar mais e espero tirar bastante aprendizado daqui”, reelou.
Para a pedagoga e representante do programa Cidadania e Justiça na Escola, Luzia Rodrigues, a atividade instrui os estudantes sobre seus direitos e reforça que lugar de criança e adolescente é na escola.
“Nós trouxemos para esses 150 alunos da nossa rede municipal de educação essa palestra sobre os direitos que toda criança e adolescente possui, ressaltando a importância do combate ao trabalho infantil, problema que atinge muitos jovens em nosso País. Através da educação, podemos transformar essa realidade e informar que existem outros meios de jovens trabalharem, que é através do programa Jovem Aprendiz", afirmou Luzia.
Fonte: Secom Maceió