Prefeitura realiza reunião para discutir descarte irregular de lixo no Conjunto José Tenório, na Serraria
Por Secom Maceió
Representantes da Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal (Sebea) participaram, na última quarta-feira (7), de uma reunião no Conjunto José Tenório, na Serraria, para debater os perigos que o descarte inadequado de lixo ocasiona aos moradores da localidade.
O encontro teve como objetivo discutir os riscos que o problema traz para a comunidade, já que o descarte inadequado do lixo domiciliar tem sido um dos principais atrativos para pombos e ratos na região.
Diante do cenário preocupante, o médico veterinário Dr. Mailan Maia, ressaltou a importância do controle populacional de cães e gatos em situação de rua. "A implementação do método C.E.D (Capturar, Esterilizar, Devolver) que consiste em capturar os cães e gatos de rua, esterilizá-los e, em seguida, devolvê-los ao local de origem. Essa medida eficaz contribui para o controle populacional e para a redução de problemas relacionados à reprodução descontrolada desses animais”, explicou
A Assistente Social, Tereza Kélvia, destacou a importância de um trabalho conjunto entre os órgãos envolvidos e a comunidade: "A Seabe está comprometida em promover ações que visem ao cuidado e à proteção dos animais, ao mesmo tempo em que garantam a saúde e o bem-estar da população”, afirmou.
A preocupação dos participantes da reunião, é que aumento descontrolado dessas espécies, além de causar incômodo, representa um risco à saúde dos moradores, de cães e gatos domiciliados e aos em situação de rua, já que pombos e ratos representam uma ameaça à saúde pública, uma vez que esses animais são portadores de doenças e suas fezes e urina podem contaminar o ambiente.
No encontro foi recomendado que a população esteja consciente da importância de descartar corretamente o lixo domiciliar, utilizando sacos adequados, mantendo as lixeiras devidamente fechadas e, também, mantendo seus cães e gatos domiciliados dentro de casa. As medidas contribuem para evitar a proliferação dessas pragas e a disseminação de doenças para os seres humanos e animais de estimação.
A Seabe foi representada pela Assistente Social Tereza Kélvia e pelo Médico Veterinário Mailan Maia, que estiveram reunidos junto aos representantes da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), a Unidade de Vigilância em Zoonoses, Unidade Básica de Saúde do bairro e a Associação de Moradores do Conjunto José Tenório.