Brota na Grota: Saúde já atendeu quase 33 mil moradores de áreas carentes
Considerado o maior programa de inovação e inclusão social, o Brota na Grota tem prestado serviços de assistência básica à população mais carente da capital. Como ações que acontecem de forma itinerante, estão sendo atendidos moradores de localidades de difícil acesso e em situação de vulnerabilidade social, num trabalho colaborativo entre todas as secretarias do Município.
A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) participa ativamente na prestação de serviços de Atenção Primária à população. Com a finalidade de aproximar e facilitar o acesso de saúde para comunidades em vulnerabilidade social, equipes do órgão realizam atendimentos clínicos e orientações de forma domiciliar.
Segundo dados da SMS, a atuação de suas equipes já registrou, desde a implantação do Programa Brota na Grota, 32.785 atendimentos, em visitas a 17 comunidades da capital. A equipe multiprofissional da saúde conta com enfermeiros, técnicos de enfermagem e em saúde bucal, fisioterapeutas, nutricionistas, assistente social e veterinários, que realizam a vacinação antirrábica e vermifugação dos animais de estimação dos moradores das localidades atendidas.
Entre os serviços oferecidos pelas equipes está a atualização vacinal, com imunizantes de rotina, contra a Covid-19 e a Influenza. De acordo com registros dos profissionais que atuam na imunização do Brota na Grota, desde a implantação já foram contabilizadas 3.869 pessoas vacinadas. Além disso, são realizadas aferição de pressão, medição glicêmica, avaliação socioeconômica, triagem bucal, orientações nutricionais, fisioterápicas, suporte de atendimentos básicos e atenção aos pets.
A última ação aconteceu na Grota do Alto do Cruzeiro, em Riacho Doce, na segunda-feira (29), e atendeu 1.970 pessoas no local. Na oportunidade, também foram imunizados 255 maceioenses.
Segundo o coordenador do Brota na Grota, Edvaldo Almeida, o intuito do programa, além de facilitar o acesso à saúde básica, é levar dignidade e mobilizar a população a cuidar melhor da saúde e procurar as unidades mais próximas de seu domicílio para realização de procedimentos mais complexos.
Fonte: Secom Maceió