AMA silencia sobre ataques de Renan Calheiros à prefeitos

31 de maio de 2023 às 16:06
Política

Foto: Reprodução

Por redação 

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) não reagiu às graves acusações que o senador Renan Calheiros (MDB) fez sobre prefeitos do interior. Durante discurso no município de Rio Largo no último final de semana, o parlamentar afirmou que diversos gestores participam de um esquema de “lavagem de dinheiro” para o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas). 

"Eu sei que, enquanto o Arthur Lira tinha o Orçamento Secreto, ele se beneficiou diretamente do Orçamento Secreto. E usou muitas Prefeituras, infelizmente, para lavar dinheiro. Isso tudo precisa ser investigado e, exemplarmente, punido”, esbravejou Calheiros sem apresentar provas da denúncia. 

Em situações menos delicadas, a instituição chegou a emitir nota e o presidente Hugo Wanderley (MDB) gravou até vídeo para as redes sociais em defesa de seus colegas prefeitos. No entanto, dessa vez, o silêncio prevaleceu e diversos gestores criticam nos bastidores a falta de reação da AMA. 

A ausência de um posicionamento está sendo atribuída à ligação entre as famílias Wanderley e Calheiros. “Eles são aliados há décadas. Por isso, o Hugo não irá nunca contrariar alguma situação relacionada aos Calheiros. Precisamos de independência no trato com as questões municipalistas”, destacou um prefeito sertanejo que optou em ter o nome preservado para “evitar conflitos”.

Hugo Wanderley está em seu segundo mandato na prefeitura do município de Cacimbinhas, e ocupa pela segunda vez a presidência da AMA. Ele é filho do ex-vice-governador e deputado estadual, José Wanderley Neto.