Vigilância Sanitária promove ações educativas em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco
A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) está realizando, nesta terça (30) e quarta-feira (31), ações educativas e fiscalizações em bares, restaurantes, shoppings e escolas em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio.
Durante as ações, os fiscais da Visa estão distribuindo panfletos educativos para a população com o objetivo de conscientizar os maceioenses sobre a importância de parar de fumar e de exigir ambientes livres do tabaco para a promoção da saúde e da qualidade de vida.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, atividades educativas como essa contribuem para reforçar o quanto o tabagismo é uma doença prejudicial à saúde.
“O tabagismo é uma doença causada pela dependência química da nicotina, muito prejudicial à saúde. E fazer o uso do cigarro para fumar põe em risco a própria saúde e a das pessoas que estão em volta. Por isso, nesses dias estamos indo às ruas e nos estabelecimentos para conscientizar a população sobre os riscos que essa droga pode trazer à saúde”, afirma.
Sobre a data
O Dia Mundial sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
Segundo o Ministério da Saúde, o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano no mundo. Estudos científicos mostram que os fumantes têm maior risco de desenvolver doenças graves e morte por Covid-19 do que não-fumantes.
Anualmente, no Dia Mundial sem Tabaco, o INCA promove e articula uma grande comemoração nacional sobre o tema com as secretarias estaduais e municipais de saúde e de educação dos 26 estados e do Distrito Federal e com outros setores do Ministério da Saúde e do governo Federal que integram a Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco (CQCT/OMS).
Fonte: Secom Maceió