Levantamento internacional classifica Assembleia Legislativa de AL com nota zero em transparência

25 de maio de 2023 às 12:54
CLASSIFICAÇÃO

Imagem Ilustrativa. Foto: Divulgação/ Assessoria

Por redação 

Um levantamento da Transparência Internacional Brasil divulgado nesta quarta-feira (25) sobre o Legislativo de todos os estados do país classificou a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) com nota zero na divulgação de dados de forma completa e nominal, todo mês, sobre os salários de servidores públicos.

Presidida pelo deputado estadual Marcelo Victor (MDB), a Casa de Tavares Bastos não atendeu aos quesitos como transparência legislativa, transparência administrativa, comunicação, governança, entre outros. Apenas as Assembleias Legislativas de quatro estados divulgam os dados completos: Ceará, Espírito Santo, Goiás e Rio Grande do Sul.

Desde outras Legislaturas que a ALE/AL é acusada de não prestar nenhum tipo de informação sobre dados que deveriam ser públicos, como o uso do dinheiro para custear despesas dos deputados estaduais, salários pagos a servidores e viagens. Esses entraves impedem a fiscalização do poder público. 

A Transparência Internacional Brasil diz que a avaliação não tem relação direta entre tamanho do Estado ou desenvolvimento econômico e os resultados encontrados. Unidades da Federação menores, por exemplo, obtiveram notas mais satisfatórias do que Estados maiores e mais ricos. De acordo com a organização, o resultado mostra que “é necessário vontade política para implementar medidas que vão aproximar os cidadãos dos seus deputados”.