Insistência de Calheiros contra JHC na Câmara de Maceió cria oposição à Dantas na ALE

24 de maio de 2023 às 15:37
Desgaste político

Foto: Reprodução

Por Berg Morais 

Ao forçar a criação de uma frente contra o prefeito JHC (PL) na Câmara Municipal de Maceió (CMM), a família Calheiros abre espaço para a formação de um grupo de oposição ao governador Paulo Dantas (MDB) na Assembleia Legislativa Estadual (ALE). 

Isso ocorre pelo fato de os senadores Renan Calheiros e Renan Filho, ambos do MDB, não terem nada a perder. O maior prejudicado do grupo será Paulo Dantas, que ficará com a imagem de sua gestão desgastada no momento em que ele precisa se fortalecer para disputar algum cargo eletivo em 2026. 

Enquanto os Calheiros insistem numa oposição à JHC de olho na disputa majoritária estadual de 2026, aliados do prefeito de Maceió vão levantando a voz contra a gestão do MDB no Governo. O primeiro foi o deputado estadual, Cabo Bebeto (PL), que denunciou a paralisação da obra do hospital regional do Médio Sertão, em Palmeira dos Índios, por falta de pagamento. 

A sinalização é a de que os Calheiros estão dispostos a sacrificar o futuro político de Paulo Dantas para poderem ter de volta um membro da família no comando do Executivo estadual. Resta saber se o atual governador está pronto para pagar este preço, principalmente agora no auge de sua carreira na vida pública.