Dor lombar afetará 843 milhões de pessoas no mundo até 2050, diz estudo

23 de maio de 2023 às 11:28
Alerta

Imagem meramente ilustrativa. Foto: Pixabay

 

Um estudo publicado nessa segunda-feira (22) na revista Lancet Rheumatology alerta para o aumento global dos casos de dor lombar. Os pesquisadores estimam, com base nos dados do relatório Carga Global de Doenças 2021, que o mundo terá 843 milhões de pessoas afetadas por essa condição até 2050. Para se ter ideia, em 2020, eram 619 milhões.

Segundo o artigo, "a dor lombar é altamente prevalente e a principal causa de anos vividos com incapacidade". O Brasil é citado na publicação devido ao impacto econômico da lombalgia. Aqui, verificou-se uma média de cem dias de afastamento do trabalho por pessoa que sofre com dor nas costas todos os anos. A perda de produtividade devido às faltas no trabalho teve um custo estimado de US$ 2,2 bilhões (cerca de R$ 11 bilhões, na cotação atual) no Brasil.

Os pesquisadores alertam que a falta de uma abordagem constante no tratamento de dor lombar levará a uma crise de saúde, já que em todo o mundo é a principal causa de incapacidade. A dor lombar pode se tornar um precursor de outros problemas crônicos de saúde, como diabetes, doenças cardiovasculares e transtornos mentais, alerta a coautora do estudo, Katie de Luca, da CQUniversity.

Além do envelhecimento populacional, idosos são os mais afetados, o estudo também considera "fatores ergonômicos ocupacionais, IMC (índice de massa corporal) elevado e tabagismo, como fatores de risco associados ao aumento dos casos de dor lombar.

 

Fonte: R7/saúde