Prefeitura de Maceió realiza roda de conversa sobre assédio moral no trabalho

19 de maio de 2023 às 14:07
Segurança e conscientização

Foto: Ascom Saúde

Por Secom Maceió

O Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST) da Prefeitura de Maceió realizou na quinta-feira (18), uma roda de conversa com supervisores dos Agentes Comunitários de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O encontro, que ocorreu na sede da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), no Jaraguá, tratou de questões que envolvem assédio moral no ambiente de trabalho. A atividade faz alusão às ações que vêm sendo desenvolvidas em maio, mês em que é celebrado o Dia Nacional do Assédio Moral.

A psicóloga Analinne Maia, responsável pela vigilância dos transtornos mentais e violências relacionadas ao trabalho na DVS, falou sobre as atividades. “O assédio moral no trabalho pode desencadear um sofrimento psíquico e o CEREST tem entre suas atribuições realizar a vigilância dos transtornos mentais e violências relacionadas ao trabalho, onde são feitas orientações com trabalho educativo e notificações”, esclarece. 

“Esse trabalho foi direcionado para as coordenações, gestores e líderes. As pessoas podem acabar sendo assediadoras sem achar que estão sendo. O assédio moral pode acontecer tanto de forma ascendente como descendente, é mais comum partir de pessoal que tem um cargo hierarquicamente superior e essa ação foi justamente para debater o tema com pessoas que exercem função de liderança para que elas se empoderem desse conhecimento e tenham clara e consciência da informação para não serem assediadoras”, explicou Analinne Maia.  

A técnica reforça ainda que o assédio moral no ambiente de trabalho é um problema sério que afeta a vida de muitas pessoas em diferentes setores e profissões. É uma forma de violência psicológica que pode causar danos emocionais e físicos significativos nas vítimas, além de comprometer o ambiente de trabalho de forma geral.