Polícia encontra mais de 2 toneladas de cocaína em contêineres de bananas na Itália

16 de maio de 2023 às 15:40
Saiba Mais

Fotos: Marcos Pin/ AFP

Nesta terça-feira (16), a polícia do sul da Itália afirmou que apreendeu 2.734 kg de cocaína no porto de Gioia Tauro, na Calábria. A carga apreendida no local custaria mais de 800 milhões de euros (cerca de R$ 4,3 bilhões), segundo a guarda responsável no país. O carregamento vinha de Guayaquil, no Equador, e viajaria até a Armênia após navegar no Mar Negro e atracar no porto de Batumi, na Geórgia.

Com a ajuda de scanners especializados e um cão farejador, a polícia descobriu a carga ilegal em dois contêineres refrigerados com mais de 12 metros de comprimento, onde eram transportadas 78 toneladas de bananas. Mais de 30 militares foram convocados para transportar e destruir o material, segundo nota da polícia italiana.

"'Os métodos de ocultação da droga mudam muitas vezes e estão sempre em evolução, obrigando os investigadores a aperfeiçoar as metodologias de operação de tempos em tempos", diz a nota. No porto de Gioia Tauro, já foram apreendidas cerca de 37 toneladas de cocaína de janeiro de 2021 até hoje.

Fonte: Folhapress