Presidentes da Câmara e Senado enfrentam Renan Calheiros na disputa pelo PSD de AL

15 de maio de 2023 às 10:22
Disputa

Foto: Montagem Internet

Por Berg Morais 

Os presidentes da Câmara e do Senado Federal, respectivamente, Arthur Lira (Progressistas) e Rodrigo Pacheco (PSD), sinalizam que não irão ceder no enfrentamento com o senador Renan Calheiros (MDB) na disputa pelo comando do PSD em Alagoas.

O impasse ocorre após Rodrigo Pacheco atuar nos bastidores para entregar a legenda ao senador Rodrigo Cunha (União Brasil), já que o alagoano faz parte da Mesa Diretora do Senado. Ao tomar conhecimento da movimentação, Calheiros procurou o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, para evitar a troca de comando em Alagoas.

Atualmente, quem conduz a sigla kassabista no Estado é o ex-prefeito e secretário estadual de Infraestrutura, Rui Palmeira. No entanto, o fato de não ter conquistado nenhum cargo eletivo para o partido nas últimas eleições deixou Palmeira fragilizado e sem forças para permanecer como presidente estadual do PSD. 

Renan Calheiros aposta na boa relação com o presidente Lula (PT) para influenciar na decisão final de Kassab. Já Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, oferecem mais espaço para a legenda no Congresso Nacional. A “briga” ocorre pelo tempo que o PSD pode oferecer na propaganda eleitoral gratuita do pleito de 2024.