Estudo conclui que games podem ajudar no combate à depressão e ansiedade

12 de maio de 2023 às 12:54
SAÚDE MENTAL

Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução Getty Images

Um estudo realizado pela universidade de Oxford comprovou que os jogos eletrônicos podem ser um grande aliado de quem sofre com transtornos mentais, como depressão e ansiedade. De acordo com o estudo realizado pela faculdade britânica, pessoas que jogam por até quatro horas por dia notam que se sentem mais alegres.

Os jogos eletrônicos também tiveram um papel importante na luta contra o tédio e ansiedade de algumas pessoas durante o período de isolamento social. Uma pesquisa realizada no ano passado pelo grupo Xbox Research Community Feedback Program, mostrou que “ 84% dos entrevistados concordaram que os videogames tiveram um efeito amplamente positivo na saúde mental durante o período mais intenso da pandemia”. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão. O Brasil encontra-se no topo do quadro de ranking de casos na América Latina com aproximadamente 11,5 milhões de pessoas diagnosticadas.

Segundo a Marina Noronha, mestra em psicologia do desenvolvimento humano, os enredos dos games podem piorar ou melhorar os efeitos da depressão. “Afinal, enredos claramente mexem com as nossas emoções. Então, se um enredo de um jogo acaba por reforçar algo que contribui para minha depressão, provavelmente vou sair do jogo pior do que eu entrei”. A especialista afirma que, se um enredo questiona e coloca em dúvida aquilo que deprime, a pessoal pode se sentir até mais fortalecida ao retornar para o mundo real.

 

Fonte: Agência Uniceub