Zelensky diz que somente o plano de paz ucraniano pode acabar com a guerra e convida Lula para visitar Ucrânia

11 de maio de 2023 às 16:18
Política internacional

Foto: Reprodução

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, usou suas redes sociais nesta quinta-feira (11), para dizer que o único plano de paz a ser usado em uma negociação com a Rússia é a fórmula elaborada pelo governo ucraniano.

"O único plano de paz capaz de impedir a agressão russa na Ucrânia é a Fórmula de Paz da Ucrânia", escreveu o presidente ucraniano.

Após a declaração, o mandatário ucraniano convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para visitar a Ucrânia, mantendo o diálogo entre as duas nações.

"Espero continuar o diálogo com o presidente Lula e dar-lhe as boas-vindas à Ucrânia", completou.

Ele relatou ter enfatizado sua posição, na última quarta-feira (10), em Kiev, em reunião com o assessor para assuntos internacionais do Palácio do Planalto, Celso Amorim. Disse que, no encontro, foi discutida a possibilidade de realização de uma cúpula de chefes de Estado Ucrânia-América Latina.

A Fórmula de Paz de Zelensky abrange, entre várias exigências, a desocupação, pelos russos, da central nuclear de Zaporizhia, a maior usina da Europa; o cumprimento de um acerto com a Rússia de deixar livre um corredor para a saída de grãos ucranianos pelo Mar Negro; a libertação de todos os presos; o restabelecimento dos territórios anexados por Moscou; e a punição dos responsáveis pelos crimes de guerra.