Telegram sofre nova ameaça de suspensão após mensagem contra a PL das Fake News

10 de maio de 2023 às 15:54
Política

Foto: Reprodução

Por redação

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou nesta quarta-feira (10), que o Telegram pode ser suspenso por 72 horas em todo o território brasileiro caso a plataforma não remova as mensagens contra a PL2630/2020, disparadas na última terça-feira (09).

No caso, o ministro exige que o aplicativo não apenas remova as mensagens, como também deve publicar uma retratação, afirmando que a mensagem contra a PL se caracterizou como "flagrante e ilícita desinformação". Caso a empresa não cumpra a exigência, receberá multas de R$500 mil por hora, além da suspensão.

Além da ameaça de multa e suspensão, Moraes também determinou que os representantes legais do Telegram no Brasil compareçam às sedes da Polícia Federal para prestar depoimento sobre o caso.

Confira a mensagem do Telegram contra a aprovação da PL:

"O Brasil está prestes a aprovar uma lei que irá acabar com a liberdade de expressão. O PL 2630/2020 dá ao governo poderes de censura sem supervisão judicial prévia.

Para os direitos humanos fundamentais, esse projeto de lei é uma das legislações mais perigosas já consideradas no Brasil – leia aqui o porquê.

Fale com seu deputado aqui ou nas redes sociais hoje mesmo – os brasileiros merecem uma internet livre e um futuro livre."