Permanência na Seduc demonstra força de Március Beltrão e fragilidade política de Ronaldo Lopes

09 de maio de 2023 às 12:21
Política alagoana

Foto: Reprodução

Por redação 

Com a permanência como titular da secretaria estadual de Educação (Seduc), Március Beltrão (União Brasil) demonstrou o tamanho do seu prestígio e força política do presidente da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), Marcelo Victor (MDB), no Palácio República dos Palmares. 

Após o senador Renan Calheiros (MDB) pedir publicamente ao governador Paulo Dantas (MDB) a indicação da pasta, Beltrão permaneceu no cargo sem atender as condições estabelecidas pelo parlamentar. Calheiros exigiu a filiação de Március ao MDB, o que não aconteceu. 

A estratégia de Calheiros era fragilizar uma possível candidatura majoritária de Március Beltrão em Penedo, já que o senador apoia a reeleição do atual prefeito, Ronaldo Lopes (MDB). Caso o pedido do parlamentar fosse aceito, o titular da Seduc ficaria com seu destino político nas mãos do ex-presidente do Senado Federal. 

Nesse jogo de xadrez político, quem fica fragilizado - ao menos por enquanto - é Ronaldo Lopes, que vem com uma gestão desgastada e marcada por uma série de denúncias de corrupção.