Candidato à presidência do SindJornal diz que sindicato ‘ficou inoperante’ após greve em AL

04 de maio de 2023 às 19:34
No Ponto de Vista

Foto: Reprodução/Farol Notícias

Por redação

Durante entrevista concedida ao jornalista Berg Morais, no quadro Ponto de Vista da TV Farol, o candidato à presidência do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal), Marcos Rolemberg, criticou o atual presidente do órgão, Izaías Barbosa, acusando o gestor de “passar pano” para os problemas que atingem a categoria em Alagoas. 

Ao elaborar, o representante da chapa “Renovar e Reconquistar Direitos” acusou o Sindjornal de ficar “inoperante” após a greve contra o corte do piso salarial dos jornalistas no estado, ocorrida em 2019. Ele relembrou o momento, caracterizado como “difícil”, após veículos da imprensa retaliarem contra jornalistas aderentes à greve.

“O nosso sindicato ficou inoperante, ele nos conduziu, nos incentivou e nos liderou nessa greve. Depois, ele passou a se fazer como se nós [jornalistas] não existíssemos”, declarou Marcos, acusando o órgão de não ter auxiliado os jornalistas que foram desligados de seus empregos após o episódio.

Ao ser questionado sobre suspeitas de interferência política na eleição do SindJornal, que chegou a ser suspensa por 30 dias por decisão da Justiça de Alagoas, Marcos afirmou - sem citar nomes - que “existem interesses de projeção política” no comando do sindicato.

Ainda no assunto, o candidato informou que já se deparou com mensagens de políticos alagoanos declarando apoio à chapa rival nas redes sociais.

“Isso foge um pouco da função do que é o sindicato. O sindicato foi feito para representar o trabalhador”, disse.

Marcos Rolemberg, da chapa “Renovar e Reconquistar Direitos”, disputa a presidência do SindJornal contra Alexandre Lino, o candidato da chapa “Outras Palavras”. Alexandre Lino será o próximo entrevistado de Berg Morais no quadro Ponto de Vista da TV Farol nesta sexta-feira (05).

O programa Farol Notícias vai ao ar de segunda a sexta-feira a partir das 17h nas emissoras dos grupos Farol e Francês de comunicação e no canal 16 da TV Farol.