Suspensão do Telegram no Brasil ganha repercussão na imprensa internacional

28 de abril de 2023 às 15:31
Polêmica

Foto: Reprodução

Por redação

A decisão do juiz Wellington Lopes da Silva, da Justiça Federal do Espirito Santo, de suspender o aplicativo de mensagens "Telegram" repercutiu, nesta sexta-feira (28), na imprensa internacional.

O caso, onde a plataforma online foi temporáriamente suspensa durante uma investigação contra supostos grupos neonazistas que se comunicam pelo aplicativo, chegou nos Estados Unidos através do jornal "New York Times", um dos veículos mais tradicionais do país.

Além do jornal americano, caso ganhou repercussão em outros veículos de grande porte internacionais, como a plataforma Bloomberg e o jornal francês LeMonde.

Em todas as matérias da imprensa nacional sobre o assunto, é abordada a disputa judicial do aplicativo contra o Estado brasileiro após os registros de ameaças e ataques em escolas no território nacional.

No caso do New York Times é destacado que o governo brasileiro culpa as redes sociais, em especial os aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp e Telegram, sobre os recentes casos de ataques. Além disso, o jornal também citou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que também chegou a suspender o Telegram após o aplicativo não responder ordens de remover contar acusadas de disseminas desinformação.