Parlamentares governistas pedem para Arthur Lira não nomear 'relator hostil' na CPI do MST

27 de abril de 2023 às 14:48
No Congresso Nacional

Foto: Reprodução

Por redação

Parlamentares alinhados com o governo federal começaram, nesta semana, a buscar contato com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), para minimizar danos causados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento Sem-Terra (MST), anunciada pelo deputado alagoano após ações do Movimento Sem-Terra durante o mês de abril.

Entre os membros do governo que pretendem barrar a comissão estão Paulo Teixeira e Alexandre Padilha, ministros do Desenvolvimento Agrário e Relações Institucionais, respectivamente. De acordo com informações de bastidores, Arthur Lira e a CPI foram tema de discussão entre os dois ministros durante uma reunião realizada no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (26).

Segundo informações obtidas pelo jornal O Globo, a expectativa do governo é que Padilha, que intercede nas relações entre a gestão de Lula (PT) e o Congresso, convença Lira a voltar atrás na CPI ou que pelo menos nomeio nomes "menos hostis" ao MST para a relatoria.

No caso, a preocupação dos parlamentares são os boatos de que o presidente da Câmara acabe nomeando Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente de Jair Bolsonaro (PL).

"Espero que o Arthur Lira reveja a sua posição. Não tem objeto para instalar uma CPI contra o MST. Eles já saíram de todas as ocupações", afirmou Teixeira, se referindo ao chamado "Abril Vermelho", quando membros do MST realizaram ocupações em vários lugares no Brasil.