Luciano Barbosa está prestes a deixar o MDB; partido ligado à Lira deverá ser a “nova casa”

26 de abril de 2023 às 14:13
Política

Foto: Reprodução

Por Berg Morais

Prevista para acontecer até o próximo mês, a eleição interna para a escolha do novo diretório estadual do MDB pode representar o fim da trajetória do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, na legenda comandada em Alagoas pela família Calheiros.

Barbosa é um dos membros da diretoria e não deverá ter seu nome na chapa única que será apresentada nos próximos dias. O gestor da segunda cidade mais importante de Alagoas deverá ingressar numa sigla ligada ao presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas). 

A dúvida, porém, é se será o União Brasil - presidido pelo assessor de Lira, Luciano Cavalcante - ou o Progressistas. Fato é que interlocutores calheiristas e liristas afirmam que “não há mais espaço para Luciano no MDB”. 

A saída do MDB não ocorreu anteriormente pelo fato de o senador Renan Calheiros ter usado todos os remédios disponíveis para tentar cicatrizar as feridas conquistadas por Luciano Barbosa no pleito de 2020. No entanto, nenhum deles teve eficácia suficiente. 

Vale destacar que, a perda do mandato por infidelidade partidária não se aplica a cargos eletivos majoritários. Portanto, Luciano Barbosa pode se filiar a qualquer legenda sem ter prejuízos.