Técnico de enfermagem é a segunda profissão com mais acidentes de trabalho em Alagoas

26 de abril de 2023 às 13:04
Abril Verde

Foto: Reprodução/ iStock

De acordo com dados do Observatório de Saúde e Segurança no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em 2022, o técnico de enfermagem foi a segunda profissão que mais registrou acidentes de trabalho em Alagoas, ficando atrás apenas do trabalhador da cana-de-açúcar.

Foram registrados 3.395 acidentes de trabalho no estado, representando um aumento de 5% em relação ao ano anterior. Além disso, estima-se que 672 acidentes tenham sido subnotificados. Diante desses números alarmantes, é fundamental adotar medidas para garantir a saúde e segurança no ambiente de trabalho e reduzir os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) destaca a importância da preservação do profissional de enfermagem e acredita que os acidentes envolvendo a profissão podem ser causados por causa do subdimensionamento nos serviços de saúde. O subdimensionamento é quando há uma falta de profissionais para atender a demanda do serviço de saúde, o que pode levar a uma sobrecarga de trabalho e, consequentemente, aumentar os riscos de acidentes e adoecimentos.

Abril Verde

O Abril Verde é um movimento que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Ele foi criado em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, que é celebrado em 28 de abril.

 

Fonte: Coren/AL