Atuação de Flávio Dino gera “ciúme político” entre ministros de Lula, incluindo Renan Filho

24 de abril de 2023 às 12:54
Política

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Por Berg Morais 

É inegável que até os bolsonaristas estão reconhecendo o ministro da Justiça, Flávio Dino, como o mais preparado do governo Lula (PT). O fato de ganhar destaque nacional pela sua capacidade de articulação e estratégia em situações de tensão tem gerado “ciúme político” entre seus colegas de primeiro-escalão.

O incômodo está sendo visível, principalmente para aqueles que deixaram o mandato de lado no Congresso Nacional para assumir um ministério com o objetivo de ganhar visibilidade para projetos políticos futuros no país. 

Entre tantos está o senador licenciado por Alagoas e ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB). Segundo aliados do ex-governador, “ele busca ganhar evidência no cargo para trabalhar seu nome para compor uma eventual chapa majoritária a nível nacional”. 

O problema, pelo menos por enquanto, é que Renan Filho ainda não se encontrou no cargo. Ele não vem conseguindo apresentar resultados que lhe rendam a tal visibilidade que o ex-ministro Tarcizo de Freitas conquistou na mesma função no governo Bolsonaro (PL).  

Deputados federais alagoanos comentam entre si que “Renan Filho não está tendo o espaço que esperava no governo petista”. Por isso, o ego e a vaidade do ex-governador podem ser suficientes para que cedo ao tarde ele entregue o cargo e passe a disputar o brilho de um mandato parlamentar com o próprio pai, o senador Renan Calheiros (MDB).