Lula irá se reunir nesta segunda-feira, em Brasília, com o chanceler da Rússia, Sergei Lavrov

17 de abril de 2023 às 07:41
Política Internacional

Foto: Reprodução internet

Um dia após dizer que a Ucrânia também é responsável pela guerra iniciada pela Rússia há pouco mais de um ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta segunda-feira pessoalmente, no Palácio do Planalto, o chanceler de Vladimir Putin, Serguei Lavrov, de acordo com agenda divulgada pelo Itamaraty. Lavrov desembarca em Brasília para uma viagem na qual discutirá, entre outros assuntos, o conflito.

As últimas declarações de Lula incomodaram a integrantes do governo americano, cujas percepções são de que o Brasil tem adotado um tom aberto contra Washington e de alinhamento a Moscou e Pequim, como mostrou ontem O GLOBO. A viagem de Lavrov pode ampliar essa percepção.

O chanceler russo se reúne com o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, pela manhã. A agenda com Lula será durante a tarde e está prevista para durar uma hora, segundo a agenda.

A guerra na Ucrânia será um dos principais assuntos da agenda. Nos últimos dias, o presidente Lula criticou o papel dos Estados Unidos e da própria Ucrânia no conflito.

O governo brasileiro se colocou à disposição para ajudar a costurar um acordo de paz e tem defendido a cessão imediata de ataques e hostilidades. Lula tratou do tema durante visitas à China e aos Emirados Árabes Unidos. O presidente disse que é preciso que os Estados Unidos "parem de incentivar a guerra e comecem a falar em paz". Em outra declaração, disse que a Ucrânia também foi responsável pela decisão de entrar em guerra com a Rússia.

As críticas incomodaram o governo americano. Um integrante da diplomacia afirmou que o presidente brasileiro repetiu "propaganda russa e chinesa favorável a Moscou".

Lavrov ocupa o cargo desde 2004, no primeiro mandato de Vladimir Putin como presidente da Rússia. Ele e Vieira já tiveram uma reunião bilateral em marco, durante reunião de chanceleres do G20 (grupo formado pelas 20 maiores economias do mundo), em Nova Délhi, na Índia. Na época, os dois já trataram da guerra na Ucrânia.

Nesta segunda-feira, os dois ministros também discutirão as relações bilaterais. Em 2022, o comércio entre os dois países atingiu o recorde histórico de US$ 9,8 bilhões. A expectativa é que Vieira e Lavrov deem uma declaração à imprensa após o encontro, por volta de 13h.

Fonte: Portal O Globo (www.oglobo.com)