Apenas 16% dos brasileiros desaprovam das ações de Lula no Banco Central, aponta Datafolha

03 de abril de 2023 às 09:35
Pesquisa

Foto: Reprodução

Por redação com o Globo

Uma pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha nesta segunda-feira (03) aponta que 80% dos entrevistados aprovam da pressão por menores juros no Banco Central, aplicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com a pesquisa, que foi realizada entre os dias 29 e 30 de março, apenas 16% dos entrevistados afirmaram achar que o mandatário age mal, enquanto 5% não souberam responder.

Para 71% das pessoas ouvidas na pesquisa, a taxa de juros está mais alta do que deveria – desses, 55% creem que ela é muito mais alta e 16% que está um pouco mais alta.

O Banco Central tem mantido a taxa básica de juros, Selic, em 13,75% ao ano desde setembro de 2022, sob a alegação de controlar a inflação.

Segundo a pesquisa, até mesmo os eleitores do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, dividem a mesma opinião: 77% consideram que os juros estão altos demais.

O apoio à posição de Lula na questão dos juros é percebido, também, em vários recortes da pesquisa. Entre entrevistados que recebem mais de dois salários mínimos, 85% concordam com o presidente.

Entre os que possuem até o ensino fundamental, 84% concrodam com Lula; desempregados, 91%; entre a população negra, 84%. Já entre os que possuem ensino superior, 24% dizem que Lula age mal; entre os empresários, 28% seguem essa opiniçao, junto com 19% dos que se declaram brancos.