Guide: empresa de investimentos diz que Banco Central terá boa recepção do arcabouço fiscal

30 de março de 2023 às 15:35
Economia

Foto: Reprodução

Por redação

A empresa Guide Investimentos emitiu, nesta quinta-feira (30), uma nota afirmando que o Banco Central (BC) terá uma boa recepção do novo arcabouço fiscal, de Fernando Haddad (PT).

Ao elaborar, o grupo citou uma reação positiva do mercado financeiro do Brasil à nova medida que irá substituir o teto de gastos do Governo Federal.

“Para o Banco Central, o que importa para ajudar no processo de desinflação é uma regra ‘sólida e crível’, que permita uma redução das expectativas de inflação e do prêmio de risco. E como o BC mensura isso? Pelo mercado”, escreveu.

Com isso, o grupo estima que o BC reduzirá a taxa Selic em setembro, e que os juros terminarão o ano em 12,25%. Apesar disso, o projeto do ministro da Fazenda ainda deve passar pelo Congresso, onde ainda pode sofrer mudanças.

O arcabouço é a nova medida do Governo Federal que, assim como o Teto de Gastos, visa limitar as despesas federais. No caso do arcabouço, as despesas do governo serão limitadas à 70% da receita federal. Por exemplo, se o governo conseguir um aumento de 10% na arrecadação, seus gastos subirão em 7%.