Manifestantes colocam fogo na Câmara Municipal de Bordeaux na França

24 de março de 2023 às 11:08
Protestos na França

Foto: Reprodução Redes Sociais

Mais de um milhão de pessoas foram às ruas em toda a França na quinta-feira (23), sendo 119 mil delas em Paris, segundo dados do Ministério do Interior. Para protestas contra os planos do governo de aumentar a idade para aposentadoria. A Câmara Municipal de Bordeaux foi incendiada em meio aos protestos nacionais. A polícia disparou gás lacrimogêneo contra manifestantes na capital e 80 pessoas foram presas em todo o país.

As manifestações foram convocadas contra a legislação que eleva a idade mínima para aposentadoria em dois anos, para 64 anos. Não ficou claro quem foi o responsável pelo incêndio, que foi rapidamente apagado pelos bombeiros.

Em Paris, as manifestações foram majoritariamente pacíficas, mas houve alguns confrontos entre a polícia e manifestantes mascarados que quebraram vitrines, demoliram parte do mobiliário urbano e atacaram um restaurante McDonald's, segundo a agência de notícias Reuters. Um policial chegou a ficar desacordado.

A primeira-ministra da França, Élisabeth Borne, escreveu no Twitter: "Demonstrar e expressar divergências é um direito. A violência e a degradação que testemunhamos hoje são inaceitáveis. Toda a minha gratidão à polícia e às forças mobilizadas."

Os sindicatos convocaram mais protestos para a terça-feira (28) da próxima semana.

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Fonte: BBC