Arthur Lira reivindica ministério da Saúde em troca de apoio à Lula no Congresso

23 de março de 2023 às 10:04
Reinvindicação

Foto: Reprodução internet

Por redação

 

Garantia de governabilidade. Isso é o que o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas), tem prometido à equipe de articulação política do presidente Lula (PT). No entanto, o preço para esse apoio no Congresso pode gerar uma fatura alta para o Planalto.

O comando do ministério da Saúde estaria sendo reivindicado por Lira. O cargo, hoje ocupado por Nísia Trindade, faz parte da cota do PT. Caso abra espaço para Arthur Lira, Lula poderá criar uma crise interna no próprio partido.

Vale destacar que o alagoano foi o responsável pela indicação do titular da pasta na gestão de Jair Bolsonaro (PL). Atualmente, o ministério da Saúde é uma das galinhas com ovos de ouro do governo petista, com orçamento anual de cerca de R$ 150 bilhões.

Arthur Lira já deixou claro para o Planalto que, se quiser fazer suas propostas andarem, o governo precisa sentar para negociar apoio. Há, ainda, interesse do Centrão em cargos de segundo escalão e posições estratégicas em bancos públicos, como a Caixa Econômica e o Banco do Brasil.