Ego de Renan Calheiros pode forçar MDB a apresentar candidato que não aparece em pesquisas

17 de março de 2023 às 14:33
Pra enfrentar JHC

Foto: Reprodução

Por Berg Morais 

Para muitos, a saída de George Santoro da secretaria estadual da Fazenda (Sefaz) ocorreu pela falta de entendimento com a equipe técnica do governador Paulo Dantas (MDB). Para outros, ele será “trabalhado” para inflar o ego do senador Renan Calheiros (MDB) com o lançamento de sua candidatura à prefeitura de Maceió. 

O detalhe é que Santoro sequer aparece nas pesquisas de opinião pública. O fato sinaliza, hipoteticamente, que o eleitor da Capital não tem intenção em ter um especialista em cobrar impostos no comando do Poder Executivo, principalmente, num momento de crise econômica nacional. 

Embora tenha boa relação com as mais diversas instituições nas esferas municipal, estadual e federal, isso não será suficiente para o novo secretário executivo do ministério dos Transportes. Ele tem pela frente o desafio de superar nas próximas pesquisas outros nomes do MDB que tentam receber apoio da legenda para enfrentar JHC (PL) nas urnas. 

Os números não são favoráveis para as opções do grupo Calheirista. De acordo com o mais recente levantamento, Rafael Brito pontuou 0,5% e Alexandre Ayres 4%. Correndo por fora, o ex-prefeito Rui Palmeira (PSD) conseguiu 2,5%. Os dados são do Inape. 

O fato é que George Santoro poderá, sim, ser o candidato do MDB. Primeiro, para mostrar que a decisão final agora é de Renan Calheiros, e não mais de Marcelo Victor - como foi com a escolha de Paulo Dantas. Em seguida, para ter no palanque um “especialista” confrontando tecnicamente JHC durante a campanha. 

Se o projeto de Renan Calheiros será efetivado? Só saberemos no próximo ano. Se dará certo? Não há números que apontem para um resultado positivo.