Passagem do ciclone Freddy por Malaui e Moçambique deixa centenas de mortos

15 de março de 2023 às 08:17
Força da Natureza

Foto: Reprodução internet

 

Segundo a ONG Médicos Sem Fronteiras, cerca de 200 feridos estavam sendo tratados no hospital até segunda. A maioria dos ferimentos foram causados ​​por queda de árvores, deslizamentos de terra e inundações repentina

“Muitas casas são de barro com telhados de zinco, então, os telhados caem na cabeça das pessoas”, relatou a diretora nacional da organização, Marion Pechayre.

Além disso, o Malaui também enfrenta seu pior surto de cólera. Estradas inacessíveis e infraestruturas danificadas dificultam equipes de resposta em alcançar pessoas que precisam de assistência. Autoridades em saúde preveem que a situação pode piorar pela passagem do Freddy.

O Freddy se formou no começo de fevereiro na costa noroeste da Austrália, antes de viajar milhares de quilômetros pelo sul do Oceano Índico em direção ao sudeste da África, afetando Ilhas Maurício e a Ilha da Reunião durante o caminho.Segundo cientistas, a mudança climática está fortalecendo as tempestades tropicais, já que os gases do efeito estufa retêm o calor na atmosfera e há aumento contínuo na temperatura dos oceanos. Quando a água quente do mar evapora, a energia térmica é transferida para a atmosfera, gerando poderosas tempestades.

Fonte: Site A Referência (www.areferencia.com)