Justiça Eleitoral declara inelegíveis ex-candidatos do MDB por abuso de poder econômico em Santa Luzia do Norte

17 de novembro de 2025 às 15:31
Política

Foto: reprodução

Por Redação 

A Justiça Eleitoral declarou a inelegibilidade dos ex-candidatos a prefeito e vice-prefeita de Santa Luzia do Norte, Werdley Thiago Silva Amaral, o “Meio Kilo”, e Gersileide Mateus, ambos do MDB. A decisão, divulgada nesta segunda-feira (17), atende a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) proposta pelo Ministério Público Eleitoral e acolhida pelo juiz Mário de Medeiros Rocha Filho, da 8ª Zona Eleitoral.

A sentença determina que os dois políticos não poderão concorrer a cargos eletivos pelos oito anos seguintes ao pleito de 2024, impactando diretamente o cenário político do município. A ação foi movida pela coligação “O Trabalho Não Pode Parar” (PP/Podemos/PL), que acusou a chapa do MDB de abuso de poder econômico durante evento realizado em 3 de agosto de 2024, data que deveria se restringir à convenção partidária.

Segundo a denúncia, o ato extrapolou o caráter interno de uma convenção e ganhou contornos de campanha antecipada. Houve grande estrutura de som, apresentação musical, distribuição de alimentos e bebidas, além de ampla divulgação nas redes sociais, o que configuraria um movimento típico de mobilização eleitoral, especialmente em um município de pequeno porte.

O juiz acatou os argumentos e julgou procedente a AIJE, resultando na declaração de inelegibilidade de “Meio Kilo” e Gersileide Mateus. A decisão ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), mas já produz efeitos imediatos.

As informações são do jornalista Edmilson Teixeira.