Filho do secretário de Saúde é nomeado para cargo na Secretaria de Agricultura em AL
Por Redação
O Diário Oficial do Estado de Alagoas publicou, nesta quarta-feira (5), a nomeação de Gustavo Pontes de Miranda Oliveira Filho para o cargo de superintendente de Pesca e Aquicultura da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri). O decreto, assinado pelo governador Paulo Dantas (MDB), substitui Erivaldo Gueiros Filho, que foi exonerado da função.
A nomeação reacende o debate sobre o avanço da influência política do secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda Oliveira, pai do novo superintendente. O titular da Sesau é considerado um dos auxiliares mais próximos do governador, apesar das frequentes especulações sobre uma possível saída do cargo.
O novo superintendente assume uma área estratégica dentro da Seagri, pasta comandada por Isnaldo Bulhões, aliado político de Dantas e cunhado do secretário de Saúde. A nomeação é vista como uma ampliação do espaço político do grupo dentro da estrutura administrativa estadual.
Segundo o Decreto nº 105.210, publicado no Diário Oficial, a designação é para um cargo de provimento em comissão (nível SUP-2), dentro do Serviço Civil do Poder Executivo.
A movimentação reforça uma prática recorrente na política local: a ocupação de cargos de confiança por familiares e aliados de gestores e secretários. O governo não se manifestou oficialmente sobre os critérios da escolha.
A Secretaria de Agricultura e Pecuária é responsável por políticas de pesca, aquicultura e produção agropecuária em Alagoas — setores considerados fundamentais para o desenvolvimento econômico do estado.