JHC destaca que Maceió lidera crescimento imobiliário do Nordeste em evento nacional do setor
Por Francês News
Maceió foi destacada como a capital do Nordeste com maior crescimento imobiliário durante o 98º Encontro da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI), que reúne até sábado (8) representantes de 250 cidades no Hotel Ritz Lagoa da Anta. Em entrevista exclusiva a Francês News, o prefeito João Henrique Caldas (JHC) afirmou que a capital dobrou seu orçamento e arrecadação nos últimos cinco anos, com o setor de serviços representando atualmente o dobro da participação de cinco anos atrás na economia municipal.
"Quando a gente tem novos serviços sendo prestados, a cidade ganha. E com isso, a gente pode investir mais, cuidar da saúde, manter o hospital da cidade, a maternidade, fazer novos parques, praças e encostas nas grotas", afirmou JHC. Segundo o prefeito, Maceió dobrou seu orçamento e arrecadação nos últimos cinco anos, com o setor de serviços representando atualmente o dobro do que compunha há cinco anos na base de receita do município.
O prefeito enfatizou que o crescimento do setor imobiliário tem reflexo direto na geração de oportunidades de trabalho. "60% dos empregos gerados em Alagoas foram em Maceió. A capital gerou 60% dos empregos de toda Alagoas", revelou JHC durante o evento, que está sendo sediado pela Márcio Rapôso Imóveis e reúne até sábado (8) empresários e especialistas de todo o país.
JHC também ressaltou que o crescimento foi alcançado sem a necessidade de utilizar instrumentos como IPTU progressivo ou outras estratégias que poderiam criar um "crescimento artificial" da cidade. A distribuição equilibrada dos investimentos públicos - com 80% destinados à parte alta da cidade e o restante para as grotas e periferias - foi apontada como um dos fatores cruciais para o desenvolvimento homogêneo do município e atração de novos empreendimentos.
Panorama nacional e potencial alagoano
O presidente da ABMI, Alfredo Freitas, explicou que a escolha de Maceió para sediar o evento não foi por acaso: "Alagoas registra no Brasil um dos maiores índices de crescimento, mostrando a força do estado em gerar oportunidades de negócio". Ele destacou que mesmo com as taxas de juros elevadas, o mercado imobiliário nacional mantém-se ativo, com o segmento de locação crescendo quase 10% no país inteiro.
Freitas enfatizou o potencial do mercado de short stay (temporada) em Maceió, que está entre os que mais crescem no estado: "A locação por temporada é um dos que mais cresceram aqui na nossa capital, mostrando uma pujança muito grande". O evento, sediado pela Márcio Rapôso Imóveis, reúne as principais empresas do setor para discutir inovações e tecnologias que impulsionam o desenvolvimento do mercado imobiliário brasileiro.