Arthur Lira usa outdoors sobre isenção do IR e intensifica disputa com Calheiros em AL
Por Redação
O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) espalhou outdoors em Maceió e outras cidades de Alagoas para divulgar sua atuação na aprovação da isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil mensais — proposta aprovada pela Câmara, mas ainda em tramitação no Senado. A ação ocorre em meio à disputa política com o senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator do mesmo projeto na Casa vizinha.
Os outdoors destacam o papel de Lira na aprovação da medida, mas não fazem menção ao governo Lula, autor do projeto original. O movimento tem sido interpretado como um gesto de pré-campanha ao Senado em 2026, quando Lira e Renan devem se enfrentar diretamente nas urnas.
De acordo com o colunista Carlos Madeiro (UOL), pelo menos três outdoors foram vistos em Maceió com mensagens exaltando a isenção do IR. Procurado, Renan preferiu não comentar a iniciativa do adversário.
A disputa pela chamada “paternidade política” da medida começou em setembro, quando Renan resgatou um projeto de 2019 do Senado para tentar antecipar a aprovação da proposta diante da demora da Câmara, então envolvida em outras pautas, como a da anistia partidária e da blindagem eleitoral.
O senador chegou a usar as redes sociais para criticar o ritmo da Câmara, afirmando que houve “gaveta de sete meses e blindagem BBB (bets, bilionários e bancos)”. Lira respondeu indiretamente no X (antigo Twitter): “É reprovável que alguns oportunistas queiram fazer politicagem com o projeto de isenção do IR”.
A medida, se confirmada, deve beneficiar cerca de 16 milhões de brasileiros, incluindo 270 mil alagoanos. A votação final no Senado está prevista para ocorrer nas próximas semanas, com forte peso político para ambos os líderes na corrida eleitoral que já começa a se desenhar em Alagoas.