Alagoas é um dos estados que menos investiu em Educação no Brasil no 4° bimestre, aponta relatório

28 de outubro de 2025 às 08:21
Política

Protesto dos servidores da Educação de Alagoas em julho deste ano. - Foto: Ascom Sinteal

Por Francês News

Um relatório do Tesouro Nacional revela que Alagoas está entre os estados que menos investem em Educação no Brasil. Dados do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) referentes ao 4º bimestre de 2025, publicados em 21 de outubro, mostram que o estado destinou apenas 11% de suas despesas totais para a função Educação - o segundo menor percentual entre todas as unidades federativas, ficando à frente apenas do Rio de Janeiro (10%).

Enquanto Alagoas aplica apenas 11% de seu orçamento em Educação, estados como Acre e Paraná lideram o ranking nacional, destinando 24% de suas despesas totais para esta área fundamental. O Amapá, mesmo enfrentando redução de 17% na receita corrente, ainda conseguiu alocar 23% para Educação - mais que o dobro do percentual alagoano.

O relatório mostra que Alagoas apresentou um dos maiores crescimentos percentuais em despesas correntes no período analisado - 22% em relação ao mesmo bimestre de 2024, ficando atrás apenas de Goiás (21%). No entanto, este aumento não se refletiu em maiores investimentos na área educacional.

O estado também aparece entre os que tiveram os maiores aumentos na Dívida Consolidada (5%), indicando uma situação fiscal que pode comprometer ainda mais os investimentos em áreas essenciais como a Educação.

Os dados revelam uma priorização orçamentária que não inclui a Educação como área estratégica para o desenvolvimento do estado, mantendo Alagoas entre as unidades federativas que menos recursos destinam para a formação de suas futuras gerações.