Chá emagrece? Nutrólogo desmistifica o poder da bebida para a perda de peso
Por Francês News
Reconhecido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) como uma bebida de importância global, com data comemorativa em 21 de maio, o chá vai muito além de uma simples infusão quente. De acordo com o médico nutrólogo Dr. Nataniel Viuniski, membro do Conselho Consultivo da Herbalife do Brasil, chás termogênicos como verde, preto, gengibre e canela realmente podem contribuir para o emagrecimento, mas com ressalvas importantes.
"Eles aceleram de forma moderada a queima de gordura e são levemente diuréticos, porém o efeito sobre o peso corporal somente será obtido juntamente com uma alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos", esclarece o especialista.
O consumo dessas bebidas deve ser estratégico, preferencialmente até às 16h para não interferir no sono, já que a maioria contém cafeína. "Os intervalos entre as refeições são momentos ideais para inserir os chás termogênicos, ou antes do exercício físico, pois a cafeína pode ajudar a adiar a sensação de fadiga", explica Viuniski.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda a ingestão máxima de 400 mg de cafeína por dia, com até 200 mg por dose. Além dos benefícios termogênicos, chás como verde e preto contêm flavonoides e antioxidantes que protegem as células, melhoram funções cerebrais como atenção e memória, e ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. Pessoas com sensibilidade à cafeína, gestantes, lactantes ou com condições específicas de saúde devem ajustar o consumo conforme orientação médica.