Comunidade do Bom Parto vai ganhar nova área de convivência

23 de outubro de 2025 às 10:13
Capital

Assessoria

Assessoria 

Projeto prevê a construção de equipamentos esportivos, parque infantil e espaço para eventos; Vila Saem também vai ganhar reforma completa do seu espaço de convívio
 
Maceió, 23 de outubro de 2025 – A comunidade do Bom Parto e região vai ganhar uma nova área de convivência, com espaços planejados para a prática esportiva, exercícios, lazer e diversão. A área de convivência está localizada em uma região já conhecida dos moradores, e foi projetada de forma participativa a partir de conversas com a comunidade. A metodologia considerou o histórico e a relação das pessoas com o terreno e culminou em uma lista de necessidades que serão atendidas a partir da qualificação do espaço. Os trabalhos já começaram e a previsão é que a obra seja entregue ao município no primeiro semestre de 2026.

Depois de finalizado, o espaço, com 5.500 m² de área total, contará com campo de futebol — com vestiários e banheiros acessíveis e arquibancadas —, pista de caminhada e corrida, academia ao ar livre, parque infantil, mesas e bancos, e pavilhão multiuso para realização de eventos. O projeto considera a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e prevê calçadas acessíveis com piso tátil e rampas. As melhorias incluem ainda iluminação, jardins e áreas verdes, que incluem o plantio de árvores entre Oiti, Aroeira e Pata de Vaca, modernização do sistema de drenagem e instalação de lixeiras.

A obra, iniciada no final de setembro, é parte do Plano de Ações Sociourbanísticas (PAS), resultado dos estudos previstos no Termo de Acordo Socioambiental, firmado pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió. 

*Pertencimento*

O terreno onde a área de convivência está sendo implantada faz parte da história da comerciante Maria das Dores Tavares Cesário, de 60 anos. “Lembro do meu filho com uns oito anos de idade correndo nesse campinho de terra batida. Torço para que as mães tenham um lugar com melhor estrutura para seus filhos brincarem e espero que o movimento de clientes aumente aqui no meu depósito”, afirma Maria.

O aposentado José Carlos dos Santos, de 70 anos, espera que a qualificação da área traga de volta os famosos torneios que ele viu acontecer nos seus 50 anos de vida no Bom Parto. “Vinha jogador de todo bairro. A gente tinha troféu e medalha, tudo simbólico, mas era bom demais. Sonho com novos torneios promovidos pelos moradores trazendo movimento e mais infraestrutura para o nosso bairro”, relata José.

*Outros territórios*

Outra obra de qualificação de área de convívio prevista no Plano de Ações Sociourbanísticas vai acontecer na comunidade Vila Saem, no Pinheiro. Prevista para 2026, a iniciativa também nasce de um projeto construído com participação da população local, que apontou as necessidades e desejos dos moradores.

Na Vila Saem, o projeto prevê campo de futebol, quadra poliesportiva, pista para caminhada e corrida, academia ao ar livre, parque infantil, melhoria no altar de Nossa Senhora das Dores — padroeira da comunidade —, instalação de mesas, bancos e lixeiras, jardim e área verde, iluminação e calçadas acessíveis com piso tátil e rampas.