Após protagonizar confusão com agentes de trânsito, deputado anuncia audiência com o DMTT

22 de outubro de 2025 às 08:15
Política

Foto: reprodução

Por Francês News

O deputado estadual Lelo Maia (União Brasil) anunciou, durante sessão na Assembleia Legislativa de Alagoas, que vai convocar uma audiência pública para discutir denúncias de abusos e o aumento expressivo de autuações realizadas pelo Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) de Maceió.

Segundo o parlamentar, o objetivo é reunir representantes do DMTT, Guarda Municipal, Detran, Ministério Público, OAB-AL e sindicatos para debater supostos excessos nas fiscalizações. “Alguém terá que explicar a truculência nas abordagens e o favorecimento à máfia do guincho”, declarou Lelo Maia.

O deputado afirmou ainda que pretende acionar a Justiça para suspender “abordagens ilegais” e anular multas consideradas abusivas. Ele criticou o que chamou de “indústria da multa”, destacando que trabalhadores, motoboys e motoristas de aplicativos têm sido perseguidos e humilhados. Segundo ele, houve aumento de 240% nas multas, e mais de seis mil denúncias foram recebidas em apenas um dia via Instagram.

A convocação da audiência ocorre após um conflito com agentes do DMTT, registrado em vídeos divulgados nos dias 17 e 20 de outubro. O deputado explicou que o veículo abordado transportava clientes para audiências, negando que se tratasse de serviço remunerado, motivo alegado pelo órgão para a autuação por transporte irregular de passageiros, considerada grave pelo Código de Trânsito Brasileiro.

O DMTT informou que o caso está sendo analisado pelo setor jurídico, enquanto Lelo Maia confirmou que o veículo é de sua propriedade e está em processo de transferência, após aquisição em leilão do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).