Familiares denunciam suposta negligência após mãe perder bebê em Pilar; caso é investigado
Por Francês News
Os familiares de uma gestante de 38 semanas denunciaram possível negligência médica após a mulher perder o bebê durante o parto no Hospital Nossa Senhora de Lourdes, em Pilar, no último fim de semana. Segundo os parentes, a gestante procurou atendimento na unidade em três ocasiões, apresentando fortes dores e sangramentos, mas teria sido liberada em todas as visitas.
O hospital negou qualquer falha no atendimento, afirmando que todos os procedimentos seguiram protocolos técnicos e assistenciais, com foco na segurança da mãe e do bebê. A instituição explicou que a paciente chegou pela primeira vez à unidade na quinta-feira (9), foi avaliada por equipe multiprofissional, medicada e mantida em observação, sem sinais de trabalho de parto.
No dia seguinte, a gestante retornou e foi transferida para o Hospital da Mulher, em Maceió, referência para casos de maior complexidade. Conforme o hospital, ela voltou ao Nossa Senhora de Lourdes no sábado (11), após receber alta às 4h da manhã, relatando novas dores.
Durante a avaliação, os batimentos cardíacos do bebê estavam lentos e a dilatação ainda era pequena. Foi solicitada nova transferência, mas, durante o trajeto, a gestante entrou em trabalho de parto. Uma enfermeira obstetra realizou procedimentos de reanimação, que não tiveram sucesso.
A instituição lamentou o ocorrido, reiterou solidariedade à família e repudiou o uso da tragédia para “fins políticos”. A Prefeitura de Pilar reforçou que o hospital é filantrópico e atende pacientes do município por meio de parceria, não sendo de gestão direta da administração municipal.
Leia a matéria completa aqui