Mais de 22 km de cabos da iluminação pública já foram furtados em Maceió este ano

15 de outubro de 2025 às 15:08
Geral

Ação em Maceió mirou a receptação de materiais furtados que prejudicam iluminação pública e internet residencial - Foto: Ascom PCAL/Divulgação

Por Francês News

Dados da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) revelam que apenas entre janeiro e outubro deste ano, mais de 22 mil metros de cabos de alumínio e cobre foram roubados da rede de iluminação de Maceió, gerando a sensação de insegurança na capital alagoana.

Um dos casos mais recentes ocorreu na terça-feira (14), em local de grande movimentação na orla de Ponta Verde, onde 70 metros de cabos foram furtados, deixando às escuras os campos de areia utilizados para práticas esportivas. Equipes da Ilumina foram deslocadas para fazer a reposição urgente do material e restabelecer a iluminação no local.

De acordo com o diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, os furtos são praticados tanto por pessoas em situação de vulnerabilidade quanto por grupos especializados nesse tipo de crime. Ele destaca que o combate à receptação do material furtado é essencial para inibir as ações criminosas.

“Há um grande prejuízo para o erário público. Além das ruas e vias apagadas, precisamos repor o material e deslocar equipes que poderiam estar executando outras ordens de serviço”, lamentou o gestor. “Normalmente é um morador de rua, um usuário de drogas que acaba fazendo esse pequeno furto para troca. Mas também há quem pratique esse crime em grandes quantidades. Por isso, temos substituído os cabos de cobre por alumínio, justamente porque têm menor valor comercial”, explicou.

Para combater a cadeia criminosa por trás desses furtos, que também afeta a conexão de internet, a Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (15) a operação "Curto-Circuito", resultando na prisão de duas pessoas por receptação. A ação foi coordenada pelos delegados Thiago Prado e Bruno Tavares, da Delegacia Especializada de Roubos da Capital (DERC), com apoio de múltiplas unidades policiais e da Equatorial Alagoas.

Leia a matéria completa aqui