Vereador detona serviços da Verde Ambiental em Capela

14 de outubro de 2025 às 14:59
Política

Empresa é acusada de cobrar taxas indevidas à população - Foto: Reprodução

Por Vinícius Rocha/Francês News

O vereador José Luís Lucena (MDB), do município de Capela, em Alagoas, apresentou fortes críticas à atuação da Verde Alagoas, empresa responsável pelo fornecimento de água e esgotamento sanitário no município.

Em entrevista à Francês News, ele afirmou que a empresa vem causando “transtornos” à população, como cobrança de taxas indevidas como a cobrança de R$ 1500 a moradores da cidade por conta de um eliminador de ar - dispositivos usados para impedir que o ar na tubulação seja cobrado como consumo instalado pela população, após a instrução passada por um funcionário da empresa. 

“Na casa do meu pai, o contador roda sem taxa de água”, afirmou Lucena, filho do ex-vereador por oito mandatos do município, Marcos Lucena.

“Chegou uma multa de R$ 1.500 por causa do medidor de ar. Na época, eu fui orientado por uma funcionária da própria empresa a colocar essa peça, porque o hidrômetro estava rodando sem água. Muita gente em Capela colocou. Eu fiz um projeto de lei no município, que foi aprovado e sancionado pelo prefeito, permitindo o uso desse eliminador de ar. Agora, estão multando todo mundo que instalou”, afirmou o vereador.

O projeto citado por Lucena foi aprovado pela Câmara Municipal e, segundo ele, garante ao consumidor o direito de instalar o dispositivo para evitar cobranças indevidas.

O vereador disse ainda que a medida busca corrigir distorções nas contas de água, que vêm gerando queixas constantes entre os moradores.

Outro ponto criticado foi a cobrança de taxa de esgoto no Conjunto Otávio Gomes, onde, segundo ele, não há tratamento adequado dos resíduos. “Cobra-se taxa, mas o IMA nunca veio aqui verificar. Existe um sistema pequeno, mas a água está indo para o Rio Paraíba. É complicado”, declarou.

Leia a matéria completa aqui