Filhote de baleia Jubarte é encontrado morto com marcas de tubarão no litoral de Alagoas

22 de agosto de 2025 às 10:54
Polícia

Foto: reprodução

Por Redação 

Um pescador encontrou, na manhã desta sexta-feira (22), um filhote de baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) morto e encalhado na praia de Piaçabuçu, no litoral sul de Alagoas. O animal, um macho de aproximadamente 5 metros de comprimento, tinha marcas de mordidas de tubarão na região da cauda, indício de que a morte ocorreu em alto-mar e a carcaça foi levada até a costa pelas correntes marítimas.

Segundo Mário Macedo, chefe da Área de Proteção Ambiental (APA) de Piaçabuçu, este é o segundo caso de encalhe registrado no município apenas neste mês — situação considerada incomum. “É um evento atípico, que chama a atenção para a rota desses animais na nossa região”, destacou.

Equipes do Instituto Biota de Conservação foram acionadas para avaliar as condições da carcaça e realizar o procedimento de manejo. O protocolo prevê o enterro em local apropriado, para evitar riscos ambientais e sanitários.

As jubartes costumam aparecer no litoral nordestino durante o inverno, período em que migram para águas tropicais a fim de se reproduzir e amamentar os filhotes. Para pesquisadores, a morte de um animal jovem acende alerta sobre a saúde populacional da espécie.