Lula convida Trump para COP30 e rebate relatório dos EUA sobre direitos humanos

14 de agosto de 2025 às 09:07
Política

Lula. Foto: Agência Brasil

Por Redação com agências 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nesta quarta-feira (13), que enviou uma carta a Donald Trump convidando-o para participar da COP30, que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém (PA). Segundo Lula, a conferência do clima será um espaço para cobrar dos países desenvolvidos o cumprimento de promessas feitas em encontros anteriores, como o aporte anual de US$ 100 bilhões para preservação ambiental, acordado em 2009 na COP de Copenhague.

“O Brasil quer saber se os governantes do mundo acreditam no alerta dos cientistas e se estão dispostos a agir para evitar que o planeta aqueça acima de 1,5°C”, afirmou.

Ainda na quarta-feira, o presidente rebateu críticas do relatório anual sobre direitos humanos divulgado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, que apontou retrocessos no Brasil e citou casos envolvendo o ministro do STF Alexandre de Moraes e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Ninguém está desrespeitando regras de direitos humanos no Brasil. Não aceitaremos essa pecha”, disse Lula, defendendo que o país possui um Judiciário autônomo e que cumpre a Constituição.

O relatório, que analisa a situação de 196 países, foi entregue ao Congresso americano na terça-feira (12) e é usado como referência internacional em órgãos judiciais.