Janja promete leva voz das marisqueiras de Alagoas para a COP30
Por Francês News
A primeira-dama Janja Lula da Silva cumpriu agenda em Maceió nesta quarta-feira (13) conhecendo o trabalho das marisqueiras da Cooperativa Mulheres Guerreiras (Coopmaris) no bairro Vergel do Lago. Durante a visita, anunciou que levará as histórias dessas trabalhadoras para a COP30, conferência climática que acontecerá em 2025 em Belém (PA).
"Vou levar para a COP30 a mensagem das mulheres que trabalham com o sururu. Elas são potência deste território e do Brasil", declarou Janja, emocionada com o trabalho desenvolvido pelas cooperadas. A primeira-dama destacou que a iniciativa vai mostrar ao mundo não só as dificuldades, mas principalmente o potencial econômico e social dessas profissionais.
Acompanhada por uma comitiva de ministros, incluindo Anielle Franco (Igualdade Racial), André de Paula (Pesca), Margareth Menezes (Cultura) e Renan Filho (Transportes), Janja conheceu de perto a rotina das marisqueiras que tiram seu sustento da Lagoa Mundaú. A visita faz parte de uma série de compromissos do governo federal no Nordeste para fortalecer políticas públicas voltadas às comunidades tradicionais.
Nas redes sociais, Janja reforçou seu compromisso como Enviada Especial para Mulheres da COP30: "Caminharei pelos biomas ouvindo as mulheres que preservam e tiram seu sustento da biodiversidade. Com elas, construiremos um mundo mais justo e sustentável".